Mundo do Aço

Notícias

Os preços futuros do minério de ferro ampliaram as perdas nesta quarta-feira para seus níveis mais baixos em mais de uma semana, pressionados por preocupações persistentes sobre a demanda no principal consumidor, a China, em meio à falta de medidas políticas significativas para impulsionar a absorção do aço.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Bolsa de Commodities de Dalian (DCE) da China, DCIOcv1, encerrou as negociações diárias com queda de 3,53 %, a 805,5 iuanes (US$ 111,43) por tonelada, o menor valor desde 19 de março.

O minério de ferro de referência SZZFJ4 de abril na Bolsa de Cingapura estava 2,1 % mais baixo, a US$ 101,95 a tonelada, na madrugada desta quarta-feira (27), o nível mais baixo desde março.

“O preço fraco do aço e as margens estreitas do aço, juntamente com os altos embarques de minério, suprimiram a demanda e os preços do minério”, disse Cheng Peng, analista da Sinosteel Futures em Pequim.

A produção média diária de metal quente em abril deve ficar entre 2,25 milhões e 2,26 milhões de toneladas, muito abaixo dos 2,45 milhões de toneladas do mesmo período do ano anterior, disseram analistas da consultoria Mysteel em nota de pesquisa na terça-feira.

A pressão sobre os preços do minério do lado da oferta persistiu no curto prazo, já que tanto os embarques de minério no exterior quanto as chegadas de minério doméstico se recuperaram esta semana, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

“Além disso, há expectativa de mais embarques da Austrália e do Brasil com a aproximação do final deste trimestre”, disseram.

A fraqueza persistente ocorreu apesar dos dados industriais melhores do que o esperado.

Os lucros das empresas industriais da China aumentaram 10,2% nos primeiros dois meses em relação ao mesmo período do ano passado, após uma queda de 2,3% nos lucros durante todo o ano de 2023, mostraram dados oficiais na quarta-feira.

Outros ingredientes siderúrgicos no DCE também recuaram ainda mais, com o carvão metalúrgico DJMcv1 e o coque DCJcv1 caindo 4,24 % e 3,36 % , respectivamente.

Os preços mais baixos das matérias-primas e a fraca procura arrastaram para baixo a maioria dos índices de referência do aço na Bolsa de Futuros de Xangai.

O vergalhão SRBcv1 perdeu 1,97 %, a bobina laminada a quente SHHCcv1 caiu 1,72 %, o fio-máquina SWRcv1 caiu 1,76% enquanto o aço inoxidável SHSScv1 aumentou 0,45 % .

“A demanda por aço está atualmente muito mais fraca do que no mesmo período do ano anterior, e a redução dos estoques é lenta”, disse Cheng, da Sinosteel.

Fonte: ADVFN
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 27/03/2024

Rua Virgínia Brandão, 157 - Santa Luzia, Ubá-MG, 36506-006
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.