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O forte aumento nas importações de eletroeletrônicos, automóveis, painéis solares, polímeros e produtos pneumáticos estão fazendo com que as empresas que atuam no segmento de transporte de cargas apresentem crescimento excepcional. A multinacional brasileira especializada em integração de cargas Asia Shipping, por exemplo, anuncia expansão de 50% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A movimentação de cargas saltou de um volume embarcado de 73.311 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) nos seis primeiros meses de 2023 para 112.970 no mesmo período de 2024.

“São segmentos que cresceram acima da média. O aumento, por exemplo, de 34% das vendas de eletroeletrônicos no Brasil, reflexo do maior consumo destes itens no primeiro semestre, refletiu nas importações”, analisa Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping. Já as vendas de automóveis importados aumentaram 235% no período, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).

O executivo também destaca que o setor de energia solar se consolida e permanece com grande potencial de crescimento. “A crise climática impõe estratégias mais sustentáveis e a adoção de fontes de energias limpas e renováveis só tende a crescer”, afirma Dantas.

Em função do cenário geopolítico mundial, o modal de transporte de maior importância no semestre para a empresa foi o aéreo. “As dificuldades de ordem geopolítica estão acontecendo no modal marítimo. No segundo semestre, a modalidade aérea tende a aquecer ainda mais”, revela o diretor da Asia Shipping. “Questões como a guerra no Mar Vermelho e secas no Panamá tornam-se grandes desafios e, nestes momentos, conseguimos contribuir para os clientes tomarem decisões mais inteligentes para os seus negócios”, analisa.

AGILIDADE – Neste sentido, a empresa adquiriu recentemente parte da startup Dati, passando a oferecer uma plataforma em nuvem e baseada em inteligência artificial (IA). A solução automatiza toda a rotina de importação e realiza de forma autônoma quase 87% das rotinas dessa frente de negócios, desde o acompanhamento do pedido até a entrega da carga, possibilitando ao importador e exportador a visibilidade da sua operação em uma única tela.

Com análises também de cenários, a tecnologia ajuda na tomada estratégica de decisões, além de oferecer integração com os sistemas de gestão das empresas – ERPs. “O cliente agora pode fazer o desembaraço de forma digital e em uma plataforma única. Não precisa mais ficar olhando o tracking de cada frente “for order”, passando a receber todas as informações na mesma plataforma. Todos os fornecedores da parte logística podem ser integrados neste sistema”, complementa o executivo.

Fonte: IPESI
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 31/07/2024

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