Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Já imaginou uma das maiores empresas do mundo assessorando o seu negócio de graça? Será que você dispensaria essa ajuda? Saiba que pode ser exatamente o que você está fazendo ao não usar as ferramentas do Google a fim de impulsionar a sua empresa.

Há recursos para facilitar o home office, o trabalho em equipe, melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a produtividade, dentre outras funcionalidades, que, sem dúvida, dão um up no dia a dia de quem empreende. E o melhor: completamente de graça.

Vamos conhecer as 6 principais ferramentas do Google que você não pode deixar de usar?

 

1 – GOOGLE MEU NEGÓCIO

Este é um dos recursos mais simples e potentes que a gigante de tecnologia oferece a pequenas e a médias empresas. O Google Meu Negócio possibilita que as empresas criem um perfil comercial para agrupar todas as informações sobre o negócio. Vejamos: 

  • Horário de funcionamento.
  • Localização (com integração a GPS).
  • Catálogo de serviços e produtos.
  • Recursos como entrega em domicílio e retirada em loja.
  • Contato: site, redes sociais, telefone.

Além das informações editáveis pela empresa, há o espaço para feedback dos usuários. Quem visita o negócio pode deixar uma classificação numa escala de 1 a 5 estrelas e um comentário sobre a experiência que teve. Assim outras pessoas podem saber mais da empresa sob a perspectiva de outros consumidores, como se dá nas redes sociais.

2 – GOOGLE ADS

Pequenos e médios negócios também podem investir em anúncios na maior ferramenta de busca da internet. O Google Ads possibilita que qualquer empresa crie uma publicidade segmentada nas páginas do buscador e acompanhe os resultados, de maneira simples, por meio de um aplicativo. Neste caso, é preciso investir um pouco de dinheiro para que seu negócio apareça nas buscas.

É possível direcionar o conteúdo por região (ideal para empresas de bairro), por palavras-chave, renda, idioma, dentre outras características da persona do negócio. Outro diferencial seria acompanhar os resultados em tempo real das campanhas: quantos leads foram gerados, volume de tráfego gerado para o site etc.

Além disso, o acesso aos espaços publicitários é democratizado. Gigantes do mercado, por exemplo, concorrem da mesma forma com o negócio local que decidiu investir, pela primeira vez, em anúncios na ferramenta. Basta o usuário digitar no buscador o serviço ou o produto em comum entre as empresas que elas vão disputar simultaneamente a atenção do mesmo público.

3 – GOOGLE MEET

Uma ferramenta do Google ideal para facilitar a vida de quem precisa fazer reuniões a distância. O Google Meet é mais uma ferramenta gratuita do Google que favorece o trabalho em equipe e o aumento da produtividade. Veja algumas funcionalidades no modelo básico: 

  • Criar salas de videochamadas para até 100 convidados.
  • Enviar convites para a agenda dos participantes.
  • Confirmar ou recusar o convite para participar da reunião.
  • Acessar a sala diretamente do navegador, sem a necessidade de baixar um aplicativo.

4 – GOOGLE DRIVE

Mais uma ferramenta gratuita do Google que visa facilitar o compartilhamento de arquivos e o acesso à informação entre os colaboradores. Trata-se de uma nuvem com 15 GB de armazenamento disponível para todos os formatos de arquivo: pdf, imagens, áudios, textos e vídeos.

Com o Google Drive, você pode criar documentos, planilhas e apresentações, armazenar e compartilhar tais itens com as pessoas certas. Essa possibilidade de organização com base em permissão é uma das maiores vantagens que o recurso traz para o negócio.

Veja um exemplo prático: os documentos do Setor Financeiro vão ficar disponíveis somente para os colaboradores da área. Dá para definir que gerentes podem editar, da mesma forma que analistas e auxiliares tem como visualizar e deixar seus comentários.

Outro diferencial da ferramenta do Google é que os arquivos ficam disponíveis 24 horas, em qualquer lugar, com um acesso simples e rápido. Mesmo sem internet, o usuário consegue visualizar os itens na nuvem, usando um celular, um computador ou um tablet.

5 – GOOGLE TRENDS

Esta ferramenta do Google é ideal para ajudar quem está à frente da produção de conteúdo do negócio. Isso porque o Google Trends é um recurso gratuito que mapeia os assuntos em alta na internet, isto é, aqueles temas sobre os quais pessoas estão mais comentando.

A ferramenta permite a busca de termos por área, mostra as notícias mais recentes e também dá ao usuário a possibilidade de pesquisar palavras específicas.

Por isso, uma boa dica é usar o “campo de busca” com termos do seu nicho de atuação. Se você vende on-line, por exemplo, pode pesquisar algo sobre “e-commerce” ou “vendas na internet”.

A ideia é se inspirar e descobrir os melhores assuntos ao pautar as ações de Marketing de Conteúdo, como a produção de blog posts e e-books. Lembre-se: os tópicos em alta no Google Trends também podem ser temas de posts para as redes sociais.

6- GOOGLE DOCS E GOOGLE SHEETS

Disponíveis dentro do Google Drive, estas duas ferramentas do Google são gratuitas e revolucionaram o jeito de criar e compartilhar arquivos. Entenda por quê: 

  • Google Docs é um recurso para a criação de textos, como o Word, mas que permite a edição simultânea entre pessoas que tenham acesso ao arquivo. Na prática, é possível escrever com outros usuários ao mesmo tempo, deixar sugestões ou apenas visualizar o documento. 
  • Google Sheets é um serviço voltado à criação de planilhas, como o Excel, mas que também possibilita a criação e a edição on-line, permitindo uma construção colaborativa entre funcionários.

Logo, essas ferramentas se tornaram recursos facilitadores para a gestão de um negócio: são indicadas tanto para reunir e compartilhar informações sobre a operação quanto para otimizar a Gestão Financeira da empresa, por meio do fluxo de caixa, por exemplo.

Pronto! Agora que você já tem conhecimento de 6 ferramentas do Google que podem ajudar a alavancar seu negócio, é hora de colocar a mão na massa. São vários recursos que você já pode introduzir no seu dia a dia.

Fonte: Sebrae-MG

 

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006