Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Programe-se: 2022 terá seis feriados nacionais prolongados crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Simone já anuncia em alto-falantes Brasil afora que então é Natal. E, se o ano termina e nasce outra vez, por que não mirar os feriados de 2022 e se programar?

Serão cinco possíveis feriadões nacionais, a depender da decisão de empresas e, eventualmente, do governo federal.

Algumas cidades brasileiras, como São Paulo, adiantaram dias de folga para formar um megaferiado em 2021 e, assim, tentar frear a disseminação da Covid-19. A então gestão Bruno Covas (PSDB), por exemplo, antecipou as folgas referentes ao aniversário da cidade (25 de janeiro), Corpus Christi (16 de junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O decreto que estabelece a mudança na capital paulista não abrange, no entanto, todos os setores da economia. Ficaram de fora "unidades de saúde, segurança urbana, assistência social e serviço funerário, além de outras atividades que não possam ser suspensas", segundo o texto.

Infelizmente, a primeira folga nacional dá a nota de como será o ritmo do novo ano. Cai no sábado o feriado de 1º de janeiro, quando é celebrada a confraternização universal.

Quem vive na cidade de São Paulo pode ter, em 25 de janeiro, motivos para comemorar o aniversário do município, já que a data cai em uma terça-feira. Vai depender se a empresa em que trabalha antecipou ou não a folga para 2021.

O Carnaval, ponto facultativo, será em 1º de março, também uma terça-feira. Não se anime, porém, com o feriado prolongado, já que muitas cidades do interior paulista cancelaram a folia oficial. Nada impede, por outro lado, que festas particulares sejam organizadas.

A Paixão de Cristo, também conhecida como Sexta-feira Santa, cai em 15 de abril. Na semana seguinte, 21 de abril, é celebrado o feriado de Tiradentes. Como é uma quinta-feira, possivelmente será um feriado prolongado.

Comemorado em 1º de maio, o Dia do Trabalho em 2022 cairá em um domingo, que já é naturalmente um dia de folga para muita gente.

Em junho, o Corpus Christi será celebrado em 16 de junho, uma quinta-feira, como de costume. Por ser ponto facultativo, é provável que seja um feriado prolongado, dependendo da cidade onde mora.

Em 9 de julho, o estado de São Paulo celebra a Revolução Constitucionalista, feriado paulista. Infelizmente para quem esperava prolongar, no próximo ano a data cairá em um sábado.

Os três feriados seguintes serão em quartas-feiras: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), o que diminui bastante a chance de um feriadão.

A Proclamação da República, ao menos, pode dar o gostinho de uma folga prolongada, já que 15 de novembro será em uma terça-feira em 2022.

E, quando menos esperar, Simone estará novamente avisando que é Natal. A data festiva combina com domingo, não? Pois deu match em 2022.

Feriados nacionais

1º.jan (sábado): Dia da confraternização universal
1º.mar (terça): Carnaval (facultativo)
15.abr (sexta): Paixão de Cristo
21.abr (quinta): Tiradentes
1º.mai (domingo): Dia do Trabalho
16.jun (quinta): Corpus Christi (facultativo) - Prefeitura de São Paulo antecipou para 2021
7.set (quarta): Independência do Brasil
12.out (quarta): Nossa Senhora Aparecida
2.nov (quarta): Finados
15.nov (terça): Proclamação da República
25.dez (domingo): Natal

Fonte: Folha de SP

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006