
A pandemia impulsionou uma tendência que já vinha mudando as relações entre empresas e consumidores: a dos pagamentos digitais. O distanciamento social obrigou o varejo a adotar rapidamente novas formas de concluir as transações, nas quais o contato físico precisava urgentemente ser eliminado, neste caso por questões sanitárias.
Para se ter uma ideia, apenas em 2020 os pagamentos físicos diminuíram drasticamente na América Latina, encolhendo 34% em relação a 2019. Nas empresas do Grupo Ferrominas, o processamento de pagamentos continua em constante evolução para atender a essa necessidade do mercado. O grupo já trabalhava com transações digitais desde 2019, sabendo que esse era um caminho sem volta na economia.
Na pandemia, incorporamos à nossa carteira de opções os pagamentos por QR Code, uma ferramenta para atendimento do varejo que ganha a cada dia novos adeptos, seja por uma sua facilidade, pois basta aproximar a câmera do celular ao código gerado para que o pagamento seja efetuado, e também pela ausência de contato físico.
Da mesma forma, aderimos instantaneamente ao PIX, que entrou em vigor em novembro de 2020 simbolizando a modernização do sistema bancário brasileiro. Se, na época, já havia tecnologia que permitia o envio de dinheiro em questão de segundos pelo celular, não fazia mais sentido que uma transferência demorasse horas ou dias para ser concluída.
O WhatsApp, que começou recentemente a permitir envio de quantias para todos os usuários pessoas físicas no Brasil, também promete ser uma opção para empresas, tão logo questões operacionais e de regulamentação sejam melhor definidas.
Um levantamento realizado pela Mastercard, em parceria com a Kantar, mostrou que 56% dos brasileiros entrevistados disseram ter mudado o comportamento de pagamento devido à pandemia. Cerca de 75% deles afirmaram ter aumentado o uso de pagamentos digitais devido ao distanciamento social, enquanto 61% testaram um novo tipo de pagamento,. por aproximação ou digital, nos últimos meses.
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Obrigado pelo seu comentário!