Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Apesar de incertezas, construção prevê crescimento de 5% este ano crédito: Foto de SevenStorm JUHASZIMRUS no Pexels

Mesmo com as incertezas envolvendo a economia chinesa e a inflação no Brasil,  a expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o PIB do setor subiu para 5% neste 3º trimestre, o que seria o maior crescimento dos últimos dez anos. 
Os números foram apresentados no estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção, realizado pela entidade.
Para a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, a melhora das atividades do setor neste trimestre, o maior financiamento imobiliário, a demanda consistente, o avanço do processo de vacinação, a desaceleração do aumento de preços dos materiais de construção, mesmo que modesta, e a continuidade de pequenas obras e reformas são algumas das razões que ajudam a justificar a projeção atual. 
“Quando desagrega esse nível de atividade por nível da construção, observamos que os três segmentos estão acima de suas medidas históricas: construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para a construção”, destacou.


Custo com insumos
O custo com materiais registrou leve queda no terceiro trimestre e contribuiu para elevar a expectativa do PIB do setor. O índice de evolução do preço médio dos insumos e matérias primas, de acordo com a Sondagem, passou de 77,5 para 75 pontos. Contudo, destaca a economista, o índice permanece muito acima da linha divisória de 50 pontos, demonstrando ainda a forte alta dos preços.
A alta pode ser comprovada pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) – Materiais e Equipamentos, que acumulou, nos últimos 12 meses encerrados em setembro deste ano, alta de 30,24%, um recorde para o período, na era pós-Real.

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006